PLANEAMENTO URBANO DE MIYAJIMAGUCHI

Concurso Público Internacional

 

Miyajimaguchi, situa-se em Hiroshima e funciona como porta de entrada para a lha Miyajima, considerada Património  Mundial pela UNESCO em 1996.


A estratégia principal da intervenção pretendeu dar continuidade e articular os espaços e equipamentos novos criados com os espaços já existentes.
Os principais objetivos foram a melhoria da mobilidade e a função terminal de passageiros, com a criação de um novo cais, bem como de espaços que apelassem à permanência das pessoas, deixando de ser apenas uma zona de passagem e exclusivamente do automóvel.
O eixo principal Norte-Sul que liga a estação Miyajimaguchi JR ao Terminal ferry passa a ser exclusivamente pedonal e redesenha-se o passeio marítimo através de intervenções ao longo da sua extensão que unificam um sistema de espaços públicos e verdes qualificados, equipados com mobiliário urbano e iluminação.
O terminal é redesenhado permitindo uma relação visual contínua do eixo principal pedonal em direção ao mar e à ilha Miyajima.
Propõe-se, também, um edifício comercial e de serviços relacionado com a estação de comboio e os espaços verdes, permitindo um maior uso destes.
A situação atual do estacionamento disperso e desorganizado passa a ser solucionada com a proposta de  edifícios de estacionamento em altura, com espaços comerciais e de escritórios no piso térreo.


Tipologia:

Planeamento Urbano

 

Localização:

Miyajimaguchi, Japão

 

Cliente:

Município de Hatsukaichi, Hiroshima

 

Equipa:
Arqts. Rita Gomes, Alessandro Pepe, Claudia Barsan, João Ramos, Naoto Kawakami, Ren Ito e Yasuaki Tanago