ACADEMIA DE DANÇA

Prática de Arquitetura

A Academia de Dança, com 4000 m2, está localizada entre a cidade consolidada de Matosinhos e o Porto de Leixões.
O projeto procura os limites do terreno fechando o quarteirão e define um espaço de encontro de percursos pedonais reforçando a permeabilidade e a mobilidade da zona.
Neste projeto, a atitude é clara, um edifício único cuja organização interior dos espaços funcionam em “caixas” que se refletem em corpos elevados na cobertura, criando uma linguagem fragmentada
que se assemelha às casas envolventes.
A Academia de Dança organiza-se em dois pisos. No primeiro piso, dividiu-se o programa em duas zonas distintas, uma zona mais social e de carácter público, como o átrio, a loja, o auditório e a cafetaria e uma zona dedicada à Academia e aos alunos, com os estúdios de dança, balneários e espaços técnicos de apoio aos mesmos. No segundo piso localizam-se as áreas administrativas e técnicas.
Um dos factores importantes da proposta é o carácter que o espaço de circulação adquire, os corredores passam a ser espaços de estar e permanência possibilitando uma maior flexibilidade nos usos.
A solução construtiva define o aspecto do edifício, destacando-se o betão à vista tanto no exterior como no interior. No entanto, no piso térreo recorre-se a grandes envidraçados permitindo transparência e relação visual entre os espaços interiores.

 

Tipologia:

Equipamento Público

 

Localização:

Matosinhos, Portugal